sábado, 26 de maio de 2012

Principais Biomas - Brasil I

        Alguns ecólogos usam o termo BIOMA para denominar um ecossistema grande específico de certa região. Para eles, a Floresta Amazônica seria um bioma, a Mata Atlantica, outro. Pelo significado original dos termos tanto a Floresta Amazônica como a Mata Atlântica pertenceriam a Floresta Pluvial Tropical.
       Biomas são grandes paisagens vivas da biosfera, que se distinguem por um tipo de vegetação característico.
   Caatinga – Está localizada em sua maior parte  na região Nordeste do Brasil, abrangendo áreas ou  a totalidade dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernanbuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, ocupando aproximadamente 10% do território brasileiro. Caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos. O solo é raso e pedregoso, devido ao forte interperismo, razão pela qual essa região é muito sensível e propensa a desertificação.
  – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Cerrado – é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 2 milhões de km2este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
Campos
Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

-  Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

-  Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical. As alterações cíclicas que ocorrem no Pantanal obedecem a dois períodos distintos: O período de águas(novembro a março) e o das secas (abril a outubro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário