quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividade sobre os fungos - UM FUNGO, UMA TRAGÉDIA.

Leia o texto e responda  as questões abaixo:

Em 1845, na Irlanda, irrompeu uma devastadora praga da batata, que resultou em perdas quase que totais nas colheitas do produto agrícola mais importante do país. Nos anos seguintes, essa praga levou as populações de camponeses ao desespero, com mais de um milhão de mortes causadas pela fome, já que a batata era o seu produto e alimento básico. Seguiu-se também uma in tensa emigração daqueles que fugia da tragédia. A mangra ou mancha da batata é causada por um fungo parasita, o Phytophthora infestans. As plantas afetadas têm suas folhas e tubéculos apodrecidos e a transmissão, por meio de esporos, é muito rápida. O problema na Irlanda foi amenizado apenas quando se passou a cultivar novas variedades de batata, resistentes a esse fungo, originárias dos Andes e do México.
Nos Estados Unidos, uma equipe de biólogos estuda atualmente o DNA desse fungo, na esperança de descobrir os genes responsáveis pela sua resistência aos pesticidas usados no seu controle. Com isso, busca-se a redução da aplicação de pesticidas nas culturas de batatas, que continuam recebendo altas doses dessas substâncias tóxicas, as quais, sem dúvida, são uma ameaça á nossa saúde.

       a)   Procure relacionar a tragédia da Irlanda ao problema das monoculturas.
     b)  Por que a disseminação da praga da batata na Irlanda foi tão extensa?
                 c)  Por que é importante manter, em todo o mundo, a biodiversidade de espécies nativas das plantas com grande valor alimentar para a humanidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário